FOMO

FOMO, fear of missing out

FO·MO (fō′mō)
acronym.

1. an abbreviation for fear of missing out.

fo·mo

FOMO. O medo de ficar de fora.

Sabes aquela ansiedade para ser social, para estar sempre ligada ao que os outros estão a fazer? É um desejo quase doentio de estar em todo o lado – principalmente onde não estás – porque acreditas que os outros se estão a divertir mais do que tu, exactamente quando e onde tu não estás. Sabes?

O Inglês tem uma palavra para isso. Na verdade, é mais do que uma palavra, são quatro palavras que formam um acrónimo: FOMO. De repente, parece que o Inglês tem sempre uma palavra para tudo – menos para saudade. Como eu gostava que também houvesse um FOMO na língua portuguesa.

Tens medo de ficar de fora?

Todos temos. Cada vez mais e pelos piores motivos. As redes sociais têm amplificado esta ideia de que estás a perder alguma coisa por não estares num certo lugar, numa certa hora. E quanto mais vês o que os outros estão a fazer, mais acreditas que estás a perder algo. E talvez estejas. Mas isso só é importante se te fizer menor.

Lembro-me de há muitos anos, bem antes das redes sociais, alguém me perguntar qual era o meu maior sonho. Eu, quase sem hesitar, respondi “conhecer todas as pessoas e todos os lugares do mundo”.

Olhando para trás, parece-me uma carga enorme. Mas hoje percebo o que eu queria dizer: eu não quero conhecer todas pessoas – até porque sou meio introvertida – nem todos os lugares do mundo – até porque adoro ficar em casa. O que eu quero é conhecer a pessoa que sou e este mundo que tenho dentro. Mas preciso do mundo externo como espelho que me possa reflectir. Só isso.

Se tens medo de estar a perder algo, talvez estejas mesmo. Mas presta mais atenção ao que estás a ganhar. Não podes estar em todos os lugares com todas as pessoas ao mesmo tempo. Mas isso deixa de ser importante se escolheres estar onde, quando e com quem te torna maior.

P.S. O teu medo de ficar de fora é real porque existe uma conversa global a acontecer neste momento, entre milhões de pessoas, numa língua que tu não falas. Se essa conversa é importante para ti, não fiques de fora.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recentes

FOMO

FO·MO (fō′mō) acronym. 1. an

Ressignificar

res·sig·ni·fi·car (re- + significar) verbo. 1. dar um outro ou um novo significado

Acaso

hap·pen·stance (hăp′ən-stăns′ or ˈhæp ənˌstæns)

Lazer

lei·sure (ˈlɛʒə; ˈliːʒər) noun. 1. free time

Do you wander or wonder?

wan·der (wŏn′dər) verb. 1. to move or travel about without any definite purpose or destination

Siga-nos no Facebok

Whispers TEA

Todas as semanas uma palavra nova, numa mensagem nossa, como um sussurro ao ouvido.

Subscreve a nossa newsletter