Teapot Club
Tudo o que precisas para a fluência num bule de chá gigante
Inscrições Abertas

Aprendendo de forma eficaz

Qual é o teu estilo de aprendizagem?

 

Cada um de nós tem a sua forma de aprender. Vários factores como a nossa formação educacional, personalidade, cultura, determinam a nossa forma de aprender.

 

Alguns são analíticos, indivíduos que gostam de se concentrar nos detalhes da língua. Gostam de aprender regras gramaticais, e gostam de desmontar a língua. Por outro lado, existem indivíduos que não se preocupam tanto com os detalhes, querem transmitir uma ideia e o discurso não precisa estar gramaticalmente correcto.

 

Devo conhecer o meu estilo?

 

Sim, conhecer o teu estilo particular ajuda-te a utilizar os teus pontos fortes e isso aumenta a tua eficiência. Também começas a perceber o motivo de alguns aspectos da aprendizagem parecerem mais fáceis ou agradáveis do que outros e assim podes procurar fazer as coisas de um jeito que fazem sentido para ti.

 

Os 4 estilos de aprendizagem

 

Existem várias formas de definir e categorizar estilos de aprendizagem. Neste post eu utilizo o modelo desenvolvido por Neil Fleming, o modelo VARK (Visual, Auditory, Reading and Writing, Kinesthetic). Vejamos as características de cada estilo e a melhor forma de os utilizar.

 

    1. Visual – Alunos visuais geralmente adoram ler e preferem ver as palavras e as letras à sua frente. Além disso, gostam de fazer ligações linguísticas olhando para flashcards ou fotografias. Estes conseguem aprender e memorisar quando estimulam a visão.
    2.  

    3. Auditory – Os alunos auditivos adoram aprender através do som, preferem aprender ouvindo. Não precisam de ver as palavras por escrito e gostam de interagir e conversar com os outros. Os alunos auditivos aprendem melhor quando a informação é apresentada através de conversas, palestras, debates de grupo, actividades de grupo que requerem a explicação de ideias por parte dos colegas, também podem beneficiar da repetição das aulas, de gravações, podcasts etc.
       
    4.  

    5. Reading and writing – Para um aluno que aprende melhor quando lê ou escreve é bom descrever coisas através de declarações escritas, fazer questionários escritos sobre os tópicos, leituras guiadas, e exercícios de escrita. Assistir filmes com legendas funciona muito bem.
    6.  

    7. Kinesthetic – Os alunos cinestésicos gostam de se movimentar, ser fisicamente activos enquanto aprendem. Não gostam de se sentar durante longos períodos de tempo e necessitam algumas pausas. Esses alunos preferem aprender fazendo, e gostam de poder colocar o que aprendem em prática. Os alunos cinestésicos aprendem melhor quando a informação é apresentada através de experiências pessoal, prática, exemplos ou simulações. Por exemplo, podem lembrar-se de uma experiência recriando-a eles próprios.
    8.  

 

Qual é o teu estilo?

 

Atenção!

Ter um estilo de aprendizagem predominante não significa que não podes aprender usando outros estilos de aprendizagem. Nenhum estilo é geralmente melhor do que outro e não podemos fazer muito para mudar a forma como preferimos aprender.

 

O mais importante para facilitar a aprendizagem de uma língua é saber como utilizar os vários estilos, técnicas de ensino e métodos. Um único aluno pode aprender melhor com uma abordagem num certo exercício e com outra para um exercício diferente, o conteúdo influencia a abordagem. Quando um aluno é tido como um “tipo” particular de aluno, e as suas aulas são todas preparadas tendo isso em mente, ele pode estar a perder outras oportunidades de aprendizagem com mais hipóteses de sucesso. Os alunos são mais bem servidos quando vários estilos são utilizados numa aula.

 

É importante que os professores percebam os estilos de aprendizagem e saibam usar técnicas de ensino. Uma coisa muito importante para nós aqui no TEA é a sensibilidade. Procuramos saber tudo que nos permite propor um plano feito à tua medida e durante as aulas, a personalização e o acompanhamento continuam. No outro dia tivemos uma aula aberta com a Denise Chicola, empreendedora digital e aluna do TEA. A conversa é super útil para perceber o nosso método.

 

Queres marcar uma introsession? Entra em contacto connosco aqui.

 

Já aprendes inglês connosco, como tem sido a tua experiencia?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Artigos Recentes

Betterment

bet·ter·ment (bĕt′ər-mənt, bɛtəmənt) noun.   1. a change for the better;

Consistency

con·sis·ten·cy (kən-sĭs′tən-sē) noun.   1. agreement, accordance, or harmony between parts; compatibility

Mistake

mis·take (mĭ-stāk′ or mɪˈsteɪk) noun.

Segue-nos no Facebook

Whispers TEA

Todos os meses uma palavra nova, numa mensagem nossa, como um sussurro ao ouvido.

Select your currency
EUR Euro

Subscreve a nossa newsletter

Login

×