Consistency

con·sis·ten·cy (kən-sĭs′tən-sē)
noun.

 

1. agreement, accordance, or harmony between parts; compatibility
2. (Physics) degree of density, viscosity, or firmness
3. the state or quality of holding together and retaining shape
4. reliability or uniformity of successive results or events
5. conformity with previous attitudes, behaviour, practice, etc

 

con·sis·tên·ci·a

a consistência não é constante

Read this article in English here.

 

Aprender uma língua exige consistência. Mas é ilusão pensar que a consistência é linear, imutável… sempre igual. Não é. Se assim fosse, seria constância.

 

Consistency é diferente de constancy. E essa foi uma virada de chave essencial no desafio Convida o Inglês para Entrar em Agosto. Tanto que nos levou a transformá-lo num programa de 30 dias, para que mais pessoas possam viver isso e criar uma consistência mais real, ao seu ritmo.

 

E se consistência for sobre firmeza e não sobre estabilidade?

 

Nos últimos anos tenho lutado para ser mais consistente. E aqui o “lutar” é literal, porque é mesmo uma luta comigo mesma – e no final sempre sinto que perco. Escrever tem sido um belo exemplo disso — estes whispers mesmo. Quero sempre escrever mais, mas vivo frustrada porque não o faço. Para teres noção, consistência é a palavra que escolhi para me guiar este ano, e volta e meia me apanho a pensar “não estou a cumprir”.

 

E observando os nossos affairs – os alunos TEA a aprender Inglês ou Português – encontro exactamente o mesmo padrão. Talvez o reconheças também: queres ser fluente e sabes que a consistência é necessária. Então queres ser consistente. Mas vives em frustração porque não és. E quanto maior a frustração, menos consistente és.

 

O que descobri, no entanto, é que a causa dessa frustração não é a ausência de consistência, mas sim a sua inconstância. Imaginamos a consistência como algo que devia ser igual todos os dias, crescendo sempre em linha recta. Mas esquecemo-nos que a vida não é assim, nada é constante… nem mesmo a consistência.

 

Alguns dias vais fazer mais, outros menos. Algumas vezes vais falar melhor, outras nem tanto. Só que, no meio dessa corrida louca por resultados, é fácil esquecer do poder agregado das pequenas acções, repetidas dia após dia. Para além de te lembrar desse poder, o Convida o Inglês para Entrar vem te ajudar a usá-lo a teu favor.

 

Podes adquirir o programa de 30 dias Convida o Inglês para Entrar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Recentes

Consistency

con·sis·ten·cy (kən-sĭs′tən-sē) noun.   1. agreement, accordance, or harmony between parts; compatibility

Mistake

mis·take (mĭ-stāk′ or mɪˈsteɪk) noun.

Segue-nos no Facebook

Whispers TEA

Todos os meses uma palavra nova, numa mensagem nossa, como um sussurro ao ouvido.

Subscreve a nossa newsletter

×