Cidadão do mundo

globe•trot•ter (ˈgloʊbˌtrɒt ər) 
noun. A person who travels often and widely to countries all over the world.

cos·mo·po·li·ta

Gosto muito da expressão cidadão do mundo. Gosto mais ainda da expressão globetrotter. E como eu gostaria que uma fosse a tradução da outra. Mas não. O dicionário frequentemente prefere traduzir “globetrotter” como “cosmopolita”, talvez pelo respeito devido ao nosso querido grego kosmos.

Viajante. Andante. Caminhante. Penso que o que eu gosto na palavra globetrotter é a ideia de caminhada, de se fazer caminho ao andar. Ainda que seja para dentro de nós.

E sim, gosto muito da expressão cidadão do mundo. Mas utilizo-a em demasia para justificar o meu injustificável sentimento de não-pertença, que é tão constante como a minha própria existência.  Ser de duas culturas e nunca ser verdadeiramente de nenhuma dá-nos um vazio desconfortável. Tanto assim que todos nós, de alguma forma, suspirámos um pouco de alívio no dia em que alguém decidiu inventar a expressão “cidadão do mundo”.

A ideia de um mundo sem fronteiras agrada-me. Mas talvez não tenhamos que renunciar a nenhuma das nossas pátrias para ter o mundo como pátria. E talvez não tenhamos que ter o mundo como pátria para o conhecer e incorporar em nós, neste mundo imenso que temos cá dentro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Latest posts

Follow us on Facebook

Whispers TEA

Every week a new word, in a message from us, like a whisper in your ear.

Select your currency
EUR Euro

Subscreve a nossa newsletter

Login

×