Ar

air (ɛər) 
noun.

1. The atmosphere. A colourless, odourless and tasteless gaseous mixture, mainly nitrogen and oxygen that surrounds the earth.
2. An atmospheric movement; a light breeze.
3. The sky. 

ar

Consegues pensar numa palavra mais simples do que “ar”? É tão leve e sem esforço que se confunde com o próprio significado. E faz-nos querer repeti-lo uma vez e outra, todo o dia, mil vezes se necessário: ar… ar… ar… É quase terapêutico. Não parece sequer uma palavra. Poderia facilmente ser uma parte silábica de uma qualquer palavra em Português. Talvez a parte final de um dos milhares de verbos terminados em “ar”. Mas não, ar é uma palavra por si só e em toda a sua plenitude.

E ar é tão simples que, mesmo quando se traduz para Inglês, permanece leve e sem esforço. Melhor ainda, se o pronunciarmos com sotaque Britânico, ainda de nos poupa o trabalho de torcer a língua para o “efeito-r”. Basta abrir a boca e, suavemente, deixar o som sair: eh. Podia ser simples assim. Podia… se nos abstivéssemos de ir ao dicionário, para acabar por descobrir que “air” não só não é assim tão simples de definir, como também partilha o mesmo som com pelo menos mais duas palavras, nenhuma delas hair.

Se há algo que sabemos sobre simplicidade é que ela é difícil de alcançar. Se há algo que suspeito sobre simplicidade é que, quanto mais a planeamos, mais difícil se torna.

Air é sem esforço. Hair não é. E ainda assim pronunciamos mal o primeiro, com medo que este – talvez – seja simples demais para ser verdade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Latest posts

Resignify

res·sig·ni·fi·car (re- + significar) verbo. 1. dar um outro ou um novo significado

Happenstance

hap·pen·stance (hăp′ən-stăns′ or ˈhæp ənˌstæns)

Leisure

lei·sure (ˈlɛʒə; ˈliːʒər) noun. 1. free time

Do you wander or wonder?

wan·der (wŏn′dər) verb. 1. to move or travel about without any definite purpose or destination

Awkward

awk·ward (ôk′wərd, ˈɔːkwəd) adjective. 1. lacking skill,

Follow us on Facebook

Whispers TEA

Every week a new word, in a message from us, like a whisper in your ear.

Subscreve a nossa newsletter