bright (braɪt)
adjective.
1. full of light; emitting or reflecting much light; shining
Qual o teu tipo de ‘brilhante’?
Quer seja em Português ou Inglês, a palavra “bright” é daquelas que imediatamente nos transporta para algum lugar agradável algures. Pensamos em Música no Coração, ou na Heidi a correr alegremente pelos alpes suiços.
Bom, nem sempre. E é sobre isto que quero falar.
Quando olhamos para as definições ali em cima, somos ingenuamente levados a acreditar que “bright” é sempre uma coisa boa. Podia ser… se não fosse pela pressão que todos sofremos para ser “pessoas brilhantes”. Mentalmente falando, claro. Não brilhante como um ser feliz e cheio de luz, mas brilhante como ratos de laboratório notavelmente inteligentes. E se não és brilhante, lamento dizer… és uma pessoa apagada, ou seja, burra.
Ninguém quer ser burro. E assim, forçamos limites para ser os mais brilhantes, numa corrida absurda para bater recordes. Para ser o mais rápido a perceber, para ter a resposta certa na ponta da língua, para saber sempre tudo.
Bom, tu não precisas disto.
Na verdade, o que te faz mais brilhante é seres mais tu, mais humano, mais transparente. Aceitar a tua “humanidade” vai te ajudar a reconhecer as tuas imperfeições, identificar as tuas dificuldades na aprendizagem e definir um plano realista para melhorar.
Este é o tipo de “bright” que precisas. E nós estamos aqui para ajudar se precisares.