hap·pen·stance (hăp′ən-stăns′ or ˈhæp ənˌstæns)
noun.
Quando foi a última vez que o acaso te aconteceu?
De tempos em tempos aprendo uma nova palavra. Isso acontece tanto em Inglês como em Português, e parece-me sempre tão estranho nunca a ter visto antes que todo o meu mundo, tal como o conhecia, tem que se ajustar um pouquinho para a enquadrar. E esse mundo, tal como o conhecia, nunca mais volta a ser o mesmo.
Foi o que aconteceu recentemente com a palavra ‘happenstance’.
Eu sou, assumidamente, perseguidora de acasos. Apanho coincidências, detecto padrões, sou muitas vezes salva por uma série de eventos aleatórios. Antes de ‘happenstance’, o acaso em Inglês era apenas ‘chance’, ‘coincidence’, ‘hazard’. Mas, de repente, passou a ser (também) o momento em que uma qualquer circunstância (me) acontece.
De tempos em tempos descubro uma coisa nova em caminhos que percorro com frequência. “Como é que eu não reparei nisso antes?”. E mais uma vez, todo o meu mundo se ajusta. É como se, tal como a palavra ‘happenstance’, aquela coisa nova tivesse sido colocada ali propositadamente, no momento certo para eu a entender. Ou, talvez, sempre tenha estado ali, mas nem antes nem depois faria sentido perceber.
De tempos em tempos o acaso acontece. Deixa que te aconteça e aprende também com ele.