fierce (fɪərs)
adjective.
Ser fierce é bom ou mau?
O dicionário está cheio de palavras ambíguas, constructos equívocos com sentido dúbio que tornam difícil decidir se estamos do lado certo ou não. Mas a vida também é assim, não é? Dual, plural, turva.
Lembras-te de eu ter dito que “pride” é uma palavra com duplo sentido? Bem, não é a única. Ouvi recentemente alguém dizer que ninguém é totalmente bom nem totalmente mau, e começo a acreditar que o mesmo se aplica às palavras. E sabes que mais? As traduções são uma chatice porque são quase sempre unilaterais e nunca expressam na totalidade o significado da palavra original.
Podes ser fierce como um animal selvagem, que ferozmente caça a presa, atacando-a selvagemente e comendo-a violentamente.
Podes ser fierce como uma tempestade turbulenta, que chega repentina e sem aviso para destruir tudo o que encontra pela frente.
Ou…
Podes ser fierce como uma árvore vigorosa, que enfrenta com voracidade o que vier. Por vezes firme e forte na tempestade, outras vezes dobrando-se sabiamente para acompanhar o vento.
Ser fierce nunca é uma escolha, simplesmente tens que ser. Mas fazê-lo bem ou mal é.
Sê fierce, sempre. Mas sê sábia, também.