pride (praɪd)
noun.
Orgulho é um pecado ou uma virtude?
Se és religios@, é provável que a tua resposta seja “um pecado”. E está tudo bem. Mas se estás apenas a estudar a Língua e queres entender a palavra para aumentar o teu vocabulário, pode não ser assim tão fácil como parece à primeira vista.
O TEA completou 7 anos. Sete é um número tão especial, com tanta magia gravitando ao seu redor, que inspirou numerosos significados ao longo do tempo: sete dias da semana, sete anões, sete mares, sete maravilhas, sete pecados capitais – só para citar alguns. Eu gosto particularmente de me debruçar sobre este último, como o meu whisper anterior me fez relembrar.
Muitas fontes referem o orgulho como um dos sete pecados capitais, contrariado pela “humildade”, o seu oposto em virtude. Porém, prefiro acreditar que orgulho e humildade podem coexistir dentro do mesmo ser. Seja como pecados ou virtudes, mas não necessariamente como antónimos.
“Orgulho” é uma palavra de duplo sentido, como qualquer dicionário online mostra, oscilando entre um lado negativo e um lado positivo. Mas se for para ser pecado, então este é o meu favorito dos sete.
O TEA completou 7 anos num dos anos mais desafiantes de sempre e o meu orgulho não podia ser maior. Orgulho no TEA, em mim, em nós. Sinto-me descaradamente orgulhosa por todos os nossos professores rebeldes que tentam fazer a mudança no ensino de Línguas. Sou descaradamente orgulhosa de todos os nossos parceiros e fornecedores, pequenas grandes empresas. E estou descaradamente orgulhosa dos nossos alunos, e das grandes coisas que conquistam. Tenho orgulho nas centenas de affairs que tivemos, nos milhares de chás que bebemos juntos, em todas as ligações humanas que criámos. E tenho orgulho em ti, por estares sempre aí, a apoiar e a torcer por nós.
E, como se tudo isso não fosse suficiente para tanto orgulho, lançámos o nosso novo site esta semana. Numa espécie de “back to basics”, num momento em que o mundo clama por mudança, num mês em que orgulho é palavra de ordem. Isto significa muito para mim.
Orgulho é um pecado ou uma virtude? Não dá realmente para dizer, pois não?
Mas se viver o teu orgulho não impede que outros vivam o seu, talvez estejas a fazer o certo. Melhor ainda, se vives o teu orgulho como celebração pelos outros viverem o seu, então estás certamente a vivê-lo bem. E eu tenho (duplo) orgulho em ti.
1 Response
Olá e obrigado por este blog é uma verdadeira inspiração .. Danila Rustin Weide