res·sig·ni·fi·car (re- + significar)
verbo.
Como ressignificar uma palavra?
Passaram 6 meses, mas parece que foi ontem. Passaram 6 meses, mas parece que foi há 3 anos. As nossas experiências influenciam o significado das palavras e as palavras influenciam o significado das nossas experiências. Confuso? É mais simples do que parece. Tem a ver com ressignificar.
Em Março, dia 12, tínhamos um evento marcado: o nosso primeiro ME(TEA)ING. O conceito estava todo pensado, já há meses: um momento de networking descontraído entre affairs, teachers e amigos, com conversa boa e comes & bebes à mistura, para praticar a Língua de uma forma leve, ao final do dia.
Estava tudo pronto. O dia 12 de Março ia ser muito especial. Ia, mas o dia 11 chegou primeiro e trouxe a oficialização da palavra “pandemia”. Depois de muito debate entre a equipa, com mais dúvidas do que certezas, de coração pesado mas consciência tranquila, decidimos adiar. Sem data definida.
Entretanto, o mundo mudou.
O mundo mudou e passou a trabalhar a partir de casa. Nunca antes a palavra meeting foi tão usada e tão… odiada. É como se, de alguma forma, já o tivéssemos previsto: a palavra que, por pura provocação, quisemos usar num trocadilho, é hoje a palavra que precisamos de ressignificar.
Ressignifica também.